O II Encontro Brasil-Colômbia e o VIII Seminário do PPGCS-UFRB movimentarão as cidades de Cachoeira e São Felix. O evento acontecerá em setembro e certamente você vai querer vir. As duas cidades oferecem alimentação típica da região, hospedagem e pontos turísticos interessantes.
Como ocorre todo ano, as comunidades das cidades de Cachoeira e São Felix homenageiam Cosme e Damião, os Êres, com um prato típico chamado Caruru durante o mês de setembro devido a comemoração dos Santos Gêmeos. A iguaria é feita com quiabo e frango temperados com ervas locais e dendê. Além disso, há outras opções ainda se tratando da culinária baiana. A moqueca de peixe (feito com óleo de dendê), ensopado de peixe (sem dendê) ou a maniçoba (carnes de boi e de porco cozidas com folha de mandioca) são ótimas opções para almoço.
Para o happy-hour, depois dos eventos, uma boa pedida é o acarajé das baianas localizadas na Praça Doutor Milton, Praça do Canhão e Praça Teixeira de Freitas, região central de Cachoeira.
Não há hotéis entre Cachoeira e São Félix. Existem pousadas com acomodações sofisticadas como também as mais simples. Por se tratar de uma região universitária, alguns estudantes oferecem espaços aconchegantes.
Além disso, as duas cidades têm pontos turísticos interessantes. Em São Félix, a casa-museo do artista visual Hansen Bahia pode ser visitada de terça a domingo. O hprário de visitação é das 9h30 a 17h. A residência do artista possui um mirante que mostra a cidade de Cachoeira, a ponte Dom Pedro II e o rio Paraguaçu. Da mesma forma, a cidade de Cachoeira tem vários monumentos arquitetônicos que podem ser vistos ou visitados. A rua 25 de Junho é um ponto de visitação mais visitado, porque ali se encontram a arquitetura eclética, restaurantes, bares e shows a céu aberto.
Portanto, essa é uma ótima oportunidade para você conhecer este importante monumento nacional.
Três dicas importantes para curtir as cidades e participar dos eventos:
- Dica 1: Na cidade de Cachoeira, alguns moradores oferecem o Caruru de Cosme e Damião para quem visitá-los. Nada é cobrado de quem faz a visita.
- Dica 2: procure nos grupos CAHL/UFRB, Ciso-UFRB e UFRB do Facebook, porque quase sempre estão disponíveis vagas de hospedagem em casas de estudantes. Os preços são acessíveis.
- Dica 3: Agende as visitas a monumentos históricos de Cachoeira e São Felix. Se quiser conhecer a arquitetura às margens do rio Paraguaçu procure os barqueiros e feche um pacote para cinco pessoas. Assim é possível conhecer as ruínas do Convento de Santo Antônio do Paraguaçu, cuja construção foi concluída após 28 anos, em 1686.
Leia também mais sobre A Cidade Ancestral.
Posts recentes
- Textos Completos para os Anais do II Encontro Brasil-Colômbia e VIII Seminário do PPGCS-UFRB
- Acompanhe, ao vivo, a conferência com o professor Sedi Hirano, do Departamento de Sociologia da USP
- Confira, ao vivo, a segunda mesa-redonda desta sexta sobre “Mudanças e permanências nas relações de gênero, família e trabalho”
- A arte fora da arte
- Ao vivo, a primeira mesa desta sexta traz como tema “A circulação transnacional da cultura”
Arquivos
Categorias
Meta
Relacionado
EM BREVE RESULTADO DA SELAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ORAIS E PAINEIS.
Copyright © 2018 CISO UFRB - Desenvolvido pela Quanta Comunicação

Comentários