A noite de segunda-feira foi importante para o Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCS-UFRB). Deu-se início a internacionalização de um evento tradicional para o PPGCS-UFRB, o seminário, atividade que teve início em 2010. Simultaneamente, a abertura dos eventos II Encontro Brasil Colômbia e VIII Seminário do PPGCS da UFRB, formada por uma mesa composta por integrantes da UFRB, foi realizada no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras e contou com a presença de Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI); Diogo Valença, coordenador do curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais; Gabriel da Costa Ávila, vice-diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras; Antônio Eduardo Alves de Oliveira, vice-coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Sociais; Láiza Mello, representante discente do Programa de Pós-Graduação em
Ciências Sociais; e Silvio Benevides, docente e um dos responsáveis do II Encontro Brasil-Colômbia no Brasil.
“O II Encontro Brasil-Colômbia teve início em 2017, na cidade de Bogotá. Esse evento foi organizado por quatro universidades colombianas (Universidad Nacional de Colombia, Universidad Pedagógica Nacional, Universidad Santo Tomas e Universidad Distrital Francisco de José Caldas), com a participação de pesquisadores brasileiros da Fundação Getúlio Vargas e da UFRB. Estes momentos buscam estabelecer, entre pesquisadores e suas instituições nos dois países, projetos comuns e relações mais próximas, que desvelem este olhar de “vizinhanças”, nossas semelhanças e diferenças” enfatizou Silvio Benevides.
Já o professor Antônio Eduardo e Laiza Mello, mestranda do PPGCS-UFRB, trouxeram à mesa reflexões sobre a conjuntura política brasileira atual, destacando reações a políticas conservadoras e de ameaça à universidade pública. O professor Gabriel Ávila lembrou ainda que os eventos tornaram-se um meio para integração dos calouros ao ambiente acadêmico, aproveitando o fato de que esta é a primeira semana do semestre letivo, em que a universidade recebe “jovens chegando, querendo conhecer e mudar o mundo”.
Por fim, o pró-reitor Carlos Alfredo elogiou o crescimento do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, destacando a importância da busca de aproximações não só com Colômbia, foco do II Encontro, como também da América Latina, criando um modo de construir parcerias no ensino, pesquisa e extensão e fortalecer o Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da UFRB.
